Queensrÿche e Fates Warning em São Paulo

Muitos dizem que a melhor apresentação do Queensrÿche teria sido em 1991, no segundo Rock in Rio com a turnê de divulgação do álbum “Empire” que viria a se tornar um clássico da banda, obrigatório na coleção de todo apreciador de boa música. Não tenho dúvidas de que tenha sido incrível, mas como eu não estava presente naquele show, tenho na memória apenas a sensacional apresentação de maio de 2008 que aconteceu no Credicard Hall em São Paulo, tanto que me lembrando dele, minhas espectativas eram as melhores possíveis para esse show que viria a acontecer na noite do dia 14 de abril de 2012 em São Paulo, ainda mais por se tratar de um show comemorativo de 30 anos da banda, com Fates Warning como convidado especial trazendo Mike Portnoy na bateria! E você acha que o show me decepcionou? Mas é claro que não!

 

Por: João Paulo e Ju Gêbra Mota
Fotos: Edu Lawless

 

DSC_0083Para começar a aquecer a noite de um HSBC Brasil praticamente lotado, as 21:30 os americanos do Fates Warning sobem ao palco para sua primeira apresentação no Brasil e com um convidado mais que especial, Mr. Mike Portnoy! A banda, formada por Ray Alder (vocal), Joey Vera (baixo), Jim Matheos e Frank Aresti (guitarras) tocou por pouco mais de 1 hora e preparou um setlist repleto de clássicos cobrindo os principais álbums da banda, como o No Exit de 88, Inside Out de 94, o clássico Parallels de 91 até o mais recente trabalho, o FWX que foi lançado em 2004. Apesar de algumas pessoas não conhecerem todo o repertório da banda, ninguém conseguiu ficar parado e não agitar com clássicos como Point of View, Through Different Eyes, Eye To Eye, The Eleventh Hour, entre diversas outras. A performance de todos os integrantes foi perfeita, mas o destaque tem que ser dado a Mike Portnoy, que executou todas as músicas de maneira impecável e agitou durante todo o show.

 

DSC_0141Setlist Fates Warning:

One

Life In Still Water

A Pleasant Shade of Grey: Part III

Down To The Wire

Heal Me

Pieces Of Me

Another Perfect Day

Quietus

A Pleasant Shade of Grey: Part XI

The Eleventh Hour

Point Of View

Monument

Through Different Eyes

Eye To Eye

Galeria de Fotos Fates Warning

Durante a preparação do palco para o Queensrÿche, o HSBC Brasil exibiu um video promocional do Unisonic, com Michael Kiske convocando os fãs para o show que irá acontecer no dia 18 de maio. Foi impressionante ver como todas as pessoas pararam para ver esse video!

 

Após um pouco mais de 1 hora de espera, as luzes se apagam, as cortinas são abertas e a bandeira de fundo do Queensrÿche é estendida. Pronto, chegou a hora de mais uma vez presenciarmos Geoff Tate e cia. em terras brasileiras!

DSC_0301

A abertura do show ocorreu com a Get Started, que também é a faixa de abertura do último álbum da banda, Dedicated To Chaos de 2011. Ao lado de Scott Rockenfield (bateria), Eddie Jackson (baixo), Michael Wilton e Parker Lundgren (guitarras), Geoff Tate, que apesar de, na minha opinião, não estar com a mesma potência vocal de antigamente, empolgou a todos com suas interpretações merecedoras de um Oscar! O show fazia parte da turnê de comemoração aos 30 anos da banda e prometia estar repleto de clássicos. Tivemos a oportunidade de presenciar durante a apresentação de pouco mais de 1 hora e 40 minutos, alguns dos sucessos da banda que marcaram os anos 80 e 90, como I Don’t Believe In Love, The Lady Wore Black, Take Hold Of The Flame (essa teve o refrão cantada por todos: TAKE! HOLD!), Jet City Woman, entre outras e todas com uma interpretação hipnotizante de Geoff, roubando a cena por vários momentos. É impressionante ver como, mesmo durante um solo de guitarra, ele consegue transmitir ao público suas emoções através de caras e bocas!

Senti falta de algumas músicas que por se tratar de um show de comemoração de 30 anos de banda, eu considero como obrigatórias, como: Operation: Mindcrime, Breaking The Silence, Warning, Best I Can, entre outras. Mas tudo bem, dessa forma temos uma desculpa para aguardarmos pelo retorno dessa banda sensacional e, quem sabe, para um show especial com a execução na íntegra dos álbums Operation: Mindcrime I & II, assim como foi registrado no DVD Mindcrime At The Moore. Por enquanto nos saciamos com a boa lembrança desse show sensacional!

 

DSC_0280Setlist Queensrÿche:

Get Started

Damaged

I Don’t Believe In Love

Hit The Black

I’m American

My Empty Room

At 30,000 Ft

Desert Dance

Real World

NM156

Screaming in Digital

The Lady Wore Black

Walk In The Shadows

Right Side Of My Mind

Silent Lucidity

Take Hold Of The Flame

Jet City Woman

Empire

Eyes Of A Stranger

Galeria de Fotos Queensryche

 

Agradecimentos a Heloisa Vidal (Free Pass Entretenimento) pelo credenciamento e profissionalismo demonstrado com a equipe Rock Express.

Leia também:


Compartilhe

Comente