Raven em São Paulo – 17 de Junho

A capital paulistana recebeu na noite do último Domingo uma das grandes lendas do mais puro Heavy Metal Britânico, a banda Raven, composta desde 1974 pelos irmãos John e Mark Gallagher, além do baterista Joe Hasselvander, que integrou a banda em 1987, mantendo desde então na ativa com a mesma formação.

 

Por Edu Lawless

 

Se por um lado 3 caras veteranos e consagrados do Metal eram as estrelas da noite, a abertura ficou por conta de uma jovem banda com 3 garotas que vem fazendo um Thrash Metal de qualidade e se conquistando seu espaço no cenário nacional. Estamos falando da banda paulistana Nervosa.

 

A vocalista e baixista Fernanda Lira, seguida da baterista Fernanda Terra e Prika Amaral nas guitarras começaram seu show ainda com o público adentrando ao Clash Club, porém precisamente no horário. As garotas mandaram uma porrada atrás da outra, com um setlist composto apenas pelos sons próprios da banda exatamente como aconteceu na abertura do show do Exumer (clique para review do show).

DSC_0420

Enquanto a vocalista Fernanda Lira empolgava o público presente com seus vocais fortes e rasgados, a outra Fernanda, a Terra, estremecia o local com a potência e técnica que empregava em suas baquetas e bumbos, muito bem acompanhada pelos riffs e rápidos solos de guitarra de Prika.

 

Este show marcou o final de uma intensa maratona de shows que a Nervosa realizou – 3 shows em praticamente 24 horas e uma distância de 640 Km a serem percorridos neste período – começando as 19h da noite de Sábado no Threat Fest (clique para ver o review), tocando as 5h30 da manhã do Domingo no Roça’n’Roll e retornando a capital paulistana para os show das 19h no Clash Club! Maratona digna das grandes bandas de rock nos anos 80 e 90.

 

DSC_0414Setlist Nervosa

Time of Death

Invisible Oppression

Justive be Done

Uranio em Nós

Morbid Courage

Marked Betrayer

 

Precisamente às 20h10 a banda Raven foi para o palco do Clash Club já com a casa cheia. Com quase 40 anos de estrada, os inglês deram um show a parte e esbanjaram uma performance no palco de fazer inveja a muitas bandas de jovens músicos. O guitarrista Mark Gallagher  era o mais insandecido de todos pulando, correndo e fazendo uma centena de caretas divertidas.

DSC_0646

John por sua vez mostrou estar em grandiosa forma, vocalmente falando, alterando entre os agudos e graves de forma brilhante. No palco a banda desfilou seus grandes hits da longa carreira da banda e demonstrando uma grande admiração pelo público presente, que visivelmente eles demonstravam em seus rostos no palco.

 

Entre uma música e outra, Mark brincava com o público e durante seu solo chegou a tocar a música tema da “Pantera Cor-de-Rosa”, que foi muito engraçado. O primeiro ato do show foi encerrado com a brilhante “On and On”, entoada em alto e bom som pelo público.

DSC_0991

Alias se a performance no palco do trio era digno dos bons e velhos tempos, o público por sua vez estava realmente no clima, incluindo um verdadeiro vestuário repleto de braceletes de tachinhas e todos artefatos que nos faziam por um momento viajar por um túnel do tempo!

 

Após um breve recesso, John voltou sozinho ao palco para tocar seu empolgante solo de baixo e na sequencia “Break the Chain” em conjunto com um Medley de trechinhos de várias músicas, onde podemos incluir “Paranoid” (Black Sabbath), “I Don’t Need no Doctor” (W.A.S.P.), entre tantas outras.

 

Mais uma vez a banda deixou o palco, retornando alguns minutos depois para fechar com chave de ouro com “Crash Bang Wallop”.

 

Uma noite memorável para os fãs do tradicional Heavy Metal que puderam conferir de perto mais uma lenda viva em solo brasileiro.

 

DSC_0659Setlist Raven

1. Intro (Against The Grain)

2. Take Control

3. Live At The Inferno

4. All For One

5. Breaking You Down

 

Agradecimentos a SG Entertainment e a Luciano Piantonni (LP Press)

Galeria de Fotos Raven e Nervosa


 


Leia também:


Compartilhe

Comente