Circa fará show comemorando Dia Mundial do Rock em Votorantim

A banda CIRCA se apresenta em Votorantim no Dia Mundial do Rock, 13 de Julho.
Banda é formada pelos ex-músicos do Yes, o tecladista Tony Kaye e o guitarrista Billy Sherwood.

 

Localizada no interior do estado de São Paulo, a cidade de Votorantim definitivamente entrou para a rota internacional de turnês de rock progressivo. Depois do sucesso do show com o FOCUS realizado em Março na Pedreira do Icatu, agora é a vez de outro grande expoente do gênero se apresentar na cidade, o CIRCA.

 

O show faz parte da turnê que a banda americana realiza no Brasil em Julho e que também incluirá shows no Bourbon Street em São Paulo e no Teatro Rival no Rio de Janeiro. Essa será a primeira vez que eles se apresentarão com o CIRCA no Brasil – eles já estiveram aqui antes como músicos do YES – e o show em Votorantim será o único numa cidade do interior.

 

Tony Kaye é o tecladista original do YES. Ele gravou com o grupo os três primeiros e clássicos álbuns, “Yes” (1969), “Time And A Word” (1970) e “The Yes Album” (1971), além do álbum de maior sucesso comercial da banda, “90125“, que saiu em 1985, mesmo ano em que se apresentou com o YES na primeira edição do Rock In Rio.
Tony Kaye ainda gravou outros dois discos com a banda, “Big Generator” de 1987 e “Talk” de 1994, época em que conheceu Billy Sherwood, que havia sido recentemente oficializado como novo guitarrista do YES.

 

A primeira participação de Billy Sherwood no YES foi como músico de estúdio e compositor no disco “Union” de 1991. De 1994 a 1999, Billy foi o segundo guitarrista oficial do YES, tendo também tocado teclado em algumas ocasiões. Ele ainda produziu o disco “Keys To Ascension II” e fez parte do time de produção dos álbuns “Keys To Ascension I” e “Open Your Eyes”. Neste último, lançado em 1997, Billy Sherwood teve grande participação como compositor, bem como em seu sucessor, “The Ladder”, de 1999.
Paralelamente ao YES, Billy Sherwood ainda formou o Conspiracy, projeto ao lado do baixista do YES, Chris Squire, que teve dois álbuns lançados.

 

Tony Kaye e Billy Sherwood formaram então o CIRCA nos Estados Unidos em 2007. A primeira formação da banda ainda incluiu o lendário baterista do YES, Allan White, além do guitarrista Jimmy Haun, que também havia atuado como músico de estúdio no disco “Union” do YES.

 

O primeiro álbum, auto-intitulado, saiu no mesmo ano e trouxe nove músicas, duas delas compostas em 1995 numa parceria entre Billy Sherwood e Trevor Rabin, guitarrista do YES de 1983 a 1994.
A estréia do CIRCA nos palcos aconteceu em Agosto em San Juan Capistrano na Califórnia. O set ainda incluiu vários clássicos do YES. O show foi filmado e tornou-se o primeiro DVD do CIRCA, intitulado “Circa Live”.

 

Em 2008, Allan White deixou o CIRCA para se concentrar no YES. Em seu lugar foi recrutado o baterista Jay Schellen (Hurricane, Asia). Com essa formação foi lançado em 2009 o segundo álbum da banda, Circa HQ.
No começo de 2011, a formação passou por nova mudança: Ricky Tierney (baixo) e Scott Connor (bateria), que estavam tocando em outro projeto ao lado de Tony Kaye e Billy Sherwood, passaram a integrar o CIRCA. Em setembro do mesmo ano, a banda colocou no mercado o terceiro disco de estúdio, “And So On”.

 

O show que o CIRCA apresentará em Votorantim amanhã vai trazer músicas de toda carreira da banda além de muitos clássicos do YES como “Roundabout“, “Wonderous Stories“, “Cinema“, “Time and a Word“, entre outros.
Essa será a segunda passagem de Billy Sherwood pela região. Em 2010 o músico participou do “Concerto Rock Sinfônico” ao lado da Orquestra Sinfônica da Fundec de Sorocaba e do grupo progressivo Banda do Sol. Mais de 8 mil pessoas prestigiaram o evento no Parque Carlos Alberto de Souza no Bairro Campolim em Sorocaba/SP.

 

Realizado pela Secretaria de Cultura de Votorantim por intermédio dos produtores culturais Eliton Tomasi e Vinicius Tomasi, o show do CIRCA em Votorantim
contará com abertura das bandas KAPPA CRUCIS – veterano e consagrado grupo de heavy rock da cidade de Apiaí/SP -, e DREAM WILD, grupo representante da cidade de Votorantim.
O local do show foi alterado da Praça de Eventos Lecy de Campos para a Praça Zeca Padeiro. Os shows terão início as 19hs e a entrada será franca, sem necessidade de retirada de ingressos antecipados.
O show fará parte da programação de eventos da Secretaria de Cultura de Votorantim em comemoração ao Dia Mundial Do Rock que se estenderá durante todo o mês de Julho.

 

Serviço:
Show CIRCA – Dia Mundial do Rock
Abertura: Kappa Crucis e Dream Wild
Data: Sexta-Feira – 13 de Julho de 2012
Horário: 19h
NOVO LOCAL: Praça Zeca Padeiro – Centro – Votorantim/SP
Entrada Franca (Não é necessário a retirada de ingressos antecipados)

 

Fonte Eliton Tomasi – Som do Darma

Leia também:


Rock Express

Esse texto foi escrito por um colaborador do Rock Express.

Compartilhe

Comente