Down em São Paulo – Live, 10 de Abril de 2013

Nesta última quarta-feira, dia 10 de Abril de 2013, uma grande massa de fãs muito animados se aglomerou na casa de shows Carioca Club, na capital paulista, para conferir a apresentação única pelo Brasil da banda norte-americana Down, que conta com uma escalação de nomes de peso vindos de bandas famosas como Pantera, Crowbar, Corrosion of Conformity e Eyehategod. Em especial, o público estava ávido para ver de perto a apresentação do membro mais famoso e um dos melhores frontman que o Metal já teve, o vocalista Philip “Phil” Anselmo. Além dele, a banda conta com Jimmy Bower na bateria, Pat Bruders no baixo, Pepper Keenan e Kirk Windstein nas guitarras. Juntos eles elevaram um projeto de Southern Rock à algo muito maior que se tornou uma máquina incontrolável de Metal pesado, lento e brilhante, movimentando uma legião de fãs por onde passa.

 

Por Klemer Santiago / Fotos Pri Secco

 

Down | Carioca Club - São Paulo

Por volta das 9:15 da noite, a banda subiu ao palco com todos os integrantes muito contentes com o fato da casa estar cheia! Eles mandaram logo de cara a música Lysergic Funeral e podíamos ver um público enlouquecido, pulando e agitando muito! Phil Anselmo se movimentava muito pelo palco, chamava o público para agitar, agitava junto com a banda, interagia com seus companheiros de banda, mandava beijos para o público, estava claro que ele estava se divertindo muito! Outro integrante que não parava quieto era o baixista Pat Bruders, que além de tocar muito bem, bangueava a todo momento!

 

Em seguida eles tocaram a Pillars of Eternity do clássico álbum Nola e depois Phil dedicou a próxima música ao seu falecido “irmão”, e perguntou: “Alguém aqui conhece a música Lifer?” O público começou a gritar Dime, Dime, Dime! E Phil completou: “Eu gostaria de dedicar essa ao meu irmão Dimebag”.

Down | Carioca Club - São Paulo

Depois eles mandaram uma nova do EP Down IV Part I – The Purple EP, a música Witchtripper, nesse momento Phil Anselmo pegou uma máscara preta, estilo de assaltante e falou: Essa será a primeira e última vez que vocês me verão usando uma máscara dessas! Após a execução da música ele comentou: Nós somos underground e tocamos porque amamos a música e nós chamamos vocês de família! O público desde o começo do show estava nas mãos de Phil, o que ele falava ou pedia para o público fazer ele era prontamente atendido.

Down | Carioca Club - São Paulo

Depois, Phil perguntou se teria problema deles tocarem mais uma desse EP e anunciou a Misfortune e após o término da música um fã subiu nas costas de um amigo e ele estendia uma bandeira do Brasil e a ofereceu ao Phil. Essa bandeira tinha algo muito interessante: o círculo azul com as estrelas ficou como sendo a letra “O” e ele criativamente escreveu DOWN na bandeira usando esse círculo. Phil aceitou o presente, mostrou para o público e a vestiu imediatamente, o público bateu palmas com muito fervor! Phil ainda dedicou a próxima música Temptation’s Wings para esse fã que lhe deu a bandeira, dizendo: Essa vai para você irmão! Nessa música os guitarristas Pepper Keenan e Kirk Windstein se juntaram no centro do palco e fizeram uma dobra de guitarra, os dois estavam se divertindo muito nesse show e dava para se perceber o clima de festa que se instalara desde o começo. Jimmy Bower descia o braço na bateria, sempre sorria e interagia com os outros integrantes da banda.

 

Phil agradeceu a presença de Andreas Kisser e Paulo Jr. da banda Sepultura, que estavam no camarote, e falou que eles são como irmãos para ele e que ele lembra de muitas coisas do passado, quando fizeram shows juntos.

 

Antes da execução da Open Coffins, Phil perguntou se alguém conhecia uma cara chamado Zé do Caixão e deu uma dica: é pessoa que tem unhas longas. Ele revelou ser um grande fã e o Zé do Caixão apareceu no camarote e o público gritava: Mojica, Mojica!!! Phil dedicou a próxima música ao José Mojica Marins “Zé do Caixão” e disse: Mas antes de tocá-la… À meia-noite levarei a sua alma!

 

Eles tocaram um pouco da música Walk, da banda Pantera, levando o público ao delírio, com muitas rodas rolando para tudo quanto é lado e sem dar fôlego para o público respirar, eles mandaram Hail the Leaf, Stone the crow e por último a Bury me in smoke. Para surpresa de todos, no final da Bury mean smoke, Andreas Kisser e seu filho Yohan Kisser, pegaram as guitarras de Pepper Keenan e Kirk Windstein, Paulo Jr. pegou o baixo de Pat Bruders e Eloy Casagrande assumiu as baquetas do Jimmy Bower, tudo isso sem parar a música, recebendo fervorosos aplausos do público e por fim tivemos direito até a um solo do baterista grandioso baterista Eloy Casagrande.

 

Após se despedirem do público e todos saírem do palco, Phil voltou e falou: Eu não poderia encerrar esse show desse jeito… vou encerrá-lo da maneira correta! E cantou um trecho da música Staiway to Heaven da banda Led Zeppelin: “And she is buying a stairway to heaven“.

 

Como podemos conferir, essa foi uma grande festa com belas surpresas e apresentação impecável, para guardarmos momentos memoráveis!

 

 

Setlist:

Down | Carioca Club - São PauloLysergic Funeral

Pillars of Eternity

Lifer

Witchtripper

Misfortune Teller

Temptation’s Wings

Ghosts Along the Mississippi

Losing All

New Orleans is a dying whore

Open Coffins

Eyes of the South

Hail the Leaf

Stone the crow

Bury me in smoke

Galeria de Fotos


Leia também:


Klemer Santiago

Heavy Metal Breakdown!

Compartilhe

Comente